Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Excessos nutricionais

 Nas últimas décadas, o hábito de praticar atividades físicas como, por exemplo,  a musculação, consolidou-se em boa parte da população brasileira e mundial. A procura por academia tem aumentado a cada dia e, paralelamente, cresceu o mercado dos suplementos nutricionais. O consumo desses produtos é cada vez maior por aqueles que desejam construir um corpo esculpido por músculos. Mas será que esses suplementos são apenas benéficos ao organismo?

 Entretanto, a eficácia de alguns suplementos ainda é questionada por vários pesquisadores e, quando se trata de suplementos protéicos ou de aminoácidos, a dúvida a respeito de sua contribuição para o aumento da massa muscular é uma incógnita para os estudiosos.

 Se os excessos de proteína adquiridos através da dieta ou mesmo com a utilização de suplementos fossem utilizados para o aumento de massa muscular, verificaríamos a existência de indivíduos cada vez mais musculosos. O aumento da massa magra (músculo) seria cada vez maior, fato que ainda não encontramos em humanos. Portanto, o aumento da ingestão protéica acima das recomendações já estabelecidas certamente não possui benefícios para o atleta de musculação no que diz respeito à hipertrofia muscular, que ocorre quando a síntese de proteínas excede a degradação proteica.

 Para garantir um aumento da massa muscular rápido, é necessário não apenas tomar suplementos proteicos, mas também frequentar academias com frequência, possuir uma alimentação balanceada e também descansar após os exercícios físicos.

 Por fim, não há dúvida alguma acerca da importância da nutrição para a atividade física, entretanto, pode-se dizer que os progressos e o bom desempenho durante o treinamento apoiam-se em um tripé, compreendendo além da nutrição adequada, um bom programa de treinamento e tempo suficiente e adequado de recuperação. Assim, não se deve abusar dos suplementos vitamínicos, pois podem causar danos aos músculos e à saúde do indivíduo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário