Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2012

Bócio endêmico

  Bócio é o termo que caracteriza o aumento de volume da glândula tireóidea (localizada no pescoço). Por esse motivo, há um inchaço característico ou a formação de nódulos na região do pescoço. Com isso, o indivíduo tem dificuldades para deglutir e respirar, alem de tossir mais frequentemente.

 Fatores de risco: baixo consumo de sal iodado (sal com presença de iodo em sua composição - sal de cozinha); conferir o prazo de validade do sal de cozinha (que, assim como a água, deve conter iodo desde uma lei criada na década de 1950). O consumo de alimentos bociogênicos crus (mandioca, repolho, amendoim, nabo e soja) prejudica a absorção e utilização do iodo pelas células da tireoide. 

 Grupos de risco: gestantes, fetos em formação e crianças até 5 anos de idade. Pessoas que vivem em regiões montanhosas, de bacias sedimentares e nos bolsões de miséria também fazem parte do grupo de risco.

 Sinais e sintomas: aumento considerável da região frontal do pescoço (glândula tireóidea). O diagnóstico precoce pode ser dado a partir da medição de iodo excretado na urina.

 Tratamento: uso de remédios para controlar o funcionamento da glândula e, em casos de tumor, a retirada desta, são medidas necessárias. É imprescindível o acompanhamento médico, de preferência por um endocrinologista. 

O bócio endêmico é popularmente chamado de "papeira".

Fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/bocio.htm - http://www.lactobacilo.com/dietoterapia/carencias.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário