Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Carências nutricionais - Brasil

 As carências nutricionais são definidas como situações em que a ausência de consumo ou o consumo em quantidades insuficientes de um ou mais nutrientes resultam na instalação de processos orgânicos prejudiciais à saúde humana.


 Os fatores envolvidos nas carências nutricionais são:  fatores socioeconômicos (renda, emprego, moradia, acesso aos alimentos) e culturais (tabus alimentares), hábitos alimentares (escolha e preparação dos alimentos, composição das refeições), políticas sociais (saneamento básico, agricultura, serviços de saúde), etc... É preciso salientar que, nem sempre, a pessoa que tem condições financeiras de adquirir os alimentos está livre de vir a desenvolver alguma carência nutricional, já que a seleção dos alimentos consumidos pode não ser adequada. A educação nutricional é uma das formas mais eficientes de combate às carências nos grupos populacionais.


 Para evitar estes problemas, é indispensável que sua alimentação seja balanceada e variada, com diferentes nutrientes a cada refeição, ou seja, uma dieta equilibrada.


 Nas próximas postagens, confira informações sobre as principais carências nutricionais encontradas no território brasileiro: ANEMIA FERROPRIVA, HIPOVITAMINOSE A e BÓCIO ENDÊMICO.



 FONTE: http://www.lactobacilo.com/dietoterapia/carencias.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário